Mudanças climáticas são pauta de discussão na Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico

  • Foto: Secom / Divulgação -

Esta é a primeira edição do evento, que segue até quinta-feira (21)

A manha de quarta-feira (20) deu início a Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Joinville. Esta é a primeira edição do evento, que segue até a quinta-feira (21). O objetivo da Conferência é debater mudanças e emergências climáticas, e como elas afetam a cidade. Além disso, serão discutidas estratégias para elaborar procedimentos que diminuam o impacto destas mudanças em Joinville.

A Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico é uma realização da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Conselhos Municipal de Saneamento Básico e Meio Ambiente. Conta com o apoio da Companhia Águas de Joinville, UniSociesc, Univali, Univille, Instituto Trata Brasil, Instituto Federal do Paraná (Campus Paranaguá), Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina, Comitê Babitonga e Penso, Logo Destino.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Jovita, diz que o evento é importante para que cada vez menos a população sinta os efeitos destes câmbios climáticos.

O primeiro dia de Conferência foi marcado por palestras acerca de temas relevantes para o município, como “Direitos humanos, meio ambiente e justiça climática: um olhar do global ao local” e “Benefícios sociais e ambientais da universalização do sistema de saneamento e sua relação com as mudanças climáticas”.

Um dos pontos altos do evento foram os grupos de trabalho, que debateram as mudanças climáticas e seus impactos no meio ambiente e saneamento básico da cidade. Durante a tarde de hoje (21), as propostas serão lidas e aprovadas na ata e na Carta da Conferência.

Outra promoção de ajuda ao meio ambiente, é a adoção de uma árvore. As mudas são doação do Programa Adote uma Árvore. Além disso, também haverão pontos de coleta e descarte de resíduos eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias.

Gustavo Ravazolo, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), informa que Joinville percebeu a importância de discutir as mudanças climáticas e as possibilidades de fazer frente a seus efeitos. “As mudanças climáticas chegaram, já estão acontecendo. Precisamos agora discutir, dentro das diversas estruturas que existem dentro do município, tanto públicas quanto privadas, como mitigar esses problemas”, aponta o biólogo.

População pode solicitar patrolamento de ruas através de aplicativo Joinville Fácil Anterior

População pode solicitar patrolamento de ruas através de aplicativo Joinville Fácil

Data para o julgamento dos réus do 8 de janeiro está marcada Próximo

Data para o julgamento dos réus do 8 de janeiro está marcada

Deixe seu comentário